6 de novembro de 2010

Irlanda

Bandeira da Irlanda.

Capital: Dublin
Cidade mais populosa: Dublin
Língua Oficial: Inglês e irlandês
Gentílico: Irlandês
Independência do Reino Unido declarada e reconhecida em 1916 e 1922, respectivamente.
Moeda: Euro (€)(EUR)
Código de internet: .ie
Código de telefone: +353
Website governamental: www.irlgov.ie

Localização da República da Irlanda (em verde), no continente europeu (em cinzento e verde-claro) e na União Européia (em verde-claro).

A Irlanda (em irlandês: Éire; em inglês: Ireland), é um país situado no noroeste da Europa. É delimitada a norte pela Irlanda do Norte (pertencente ao Reino Unido), pelo Oceano Atlântico a oeste, pelo Mar da Irlanda a leste, e pelo Mar Céltico e pelo Canal de São Jorge a sul e sudeste. Juridicamente, o termo República da Irlanda (em irlandês: Poblacht na hÉireann) é a descrição do Estado, mas Irlanda é o seu nome.

Um pouco da geografia irlandesa
O clima temperado da ilha é modificado pela corrente do Atlântico Norte e é relativamente suave. Os verões raramente são muito quentes, mas é raro fazer muito frio no inverno. A precipitação é muito comum, com até 275 dias de chuva por ano em algumas partes do país. As cidades principais são a capital, Dublin, na costa oriental, Cork no sul, Galway e Limerick na costa ocidental e Waterford na costa sudeste .

Idioma
As línguas oficiais são o irlandês, a língua celta nativa, e o inglês, que constitucionalmente é descrito como uma língua oficial secundária. Aprender irlandês é obrigatório no ensino do país, mas o inglês é amplamente prevalente. A sinalética* é geralmente bilíngue, que também existe na mídia nacional irlandesa. As pessoas pertencentes a comunidades de língua predominantemente irlandesa (o Gaeltacht) existem principalmente na costa ocidental da ilha.

Religião
Na República da Irlanda, 86,8% da população é Católica. A segunda igreja cristã com maior número de praticantes é a Igreja da Irlanda, que segue um tipo anglicano reformado e que permaneceu como igreja oficial do estado em parte do séc XIX.
Foto: Catedral de São Patrício, Dublin.


Política
A Irlanda é uma democracia parlamentar. O sistema parlamentarista ou parlamentarismo é um sistema de governo no qual o poder Executivo depende do apoio direto ou indireto do parlamento para ser constituído e para governar.Nesse país, a Câmara dos Deputados é chamada Dáil Éireann. O Presidente, que é eleito diretamente por sete anos, nomeia o Primeiro-Ministro e sob proposta deste e o acordo prévio do Dáil, os ministros. O Dáil Éireann pode ser convocado ou dissolvido pelo Presidente, após parecer do Primeiro-Ministro.
O Governo é constituído por um máximo de 15 membros, dos quais dois devem pertencer ao Senado e os restantes ao Dáil. Foto: Leinster House, sede do Oireachtas, o parlamento irlandês, em Dublin.

Moeda

A República da Irlanda tem uma economia pequena, moderna e dependente do comércio. A moeda da Irlanda é o Euro. Foto: Moeda de 1€ irlandesa cunhada com a harpa de Brian Boru.





Cultura
Na cultura irlandesa, destacam-se os escritores Jonathan Swift e Oscar Wilde, para além dos quatro Nobel da Literatura: George Bernard Shaw, W. B. Yeats, Samuel Beckett e Seamus Heaney. Apenas um irlandês ganhou o Nobel da Física, por Ernest Walton, em 1951. Para além desses, também deram contributo William Thompson, importante naturalista, e William Rowan Hamilton, foi um renomado físico e matemático do século XIX.
A poesia irlandesa representa a mais antiga poesia vernácula** na Europa. Os primeiros exemplos datam do século VI, e são geralmente pequenas obras de poesia lírica, que abordam questões de carácter religioso ou naturalista.
Na dança destaca-se o Riverdance.

- Temple Bar
É uma das mais lotadas áreas de Dublin. É uma antiga área onde é possível encontrar pessoas de todo o mundo. Ao contrário de outras áreas circundantes, Temple Bar preservou a sua planta medieval, com muitas ruas estreitas e empedradas. É promovido como o bairro cultural de Dublim.

Temple Bar

Rua em Temple Bar

Transeuntes (caminhantes) em Temple Bar

- Cork

A segunda cidade da Irlanda, é a terra da cerveja Murphy's e hospeda o famoso Festival de Jazz em outubro.

- Trinity College and Library

Com edifícios datando de 1700, esta estrutura histórica de Dublin é uma visita obrigatória. A biblioteca é impressionante por si mesma, ostentando mais de um milhão de livros e manuscritos inestimáveis.

- Phoenix Park

Como o maior parque urbano delimitado do mundo, esta atração é um destino por si só. Desde as mansões grandiosas do presidente da Irlanda e do embaixador dos EUA ao castelo do século 15, estátuas e monumentos históricos, zoológico, quadras esportivas e cervos que vagueiam, você pode passar o dia inteiro descobrindo esta atração de Dublin.

- St. Patrick's Cathedral

Localizada em Dublin, esta igreja do século 12 é a maior do país e também a Catedral Nacional. Antes de tudo um lugar de adoração, esta catedral também é uma joia arquitetônica e histórica e ostenta um coral mundialmente famoso.

- Bunratty Castle e Folk Park

Você desfruta de duas grandes atrações em uma: um castelo do século 15 e um parque com 26 acres que ostenta 30 construções e oferece uma aventura de "história viva". Fica localizado em County Clare, perto de Shannon.

Mitologia
A mais famosa das lendas da mitologia da irlanda é constituída pelo místico Leprechaun, um rico e sábio duende que caso seja apanhado, ele doa o seu ouro para ser libertado. O trevo que acompanha o duende é típico da Irlanda, e é chamado de Shamrock.


Gastronomia
Exemplos de alguns pratos típicos da cozinha irlandesa são o guisado irlandês, e também o toucinho com couve (cozidos juntos). O Boxty é um prato tradicional, que consiste num pastel feito de batata.
Em Dublin é muito popular o coddle, que é feito com linguiça de porco cozida. A Irlanda é famosa pelo seu pequeno-almoço irlandês, que é servido principalmente com carne de porco e pode incluir batata frita.
Uma das bebidas mais associadas á Irlanda é o Guinness, que é frequentemente servido em pubs***, mas também é popular a Smithwicks. Esta é uma tradição irlandesa, de se tomar sidra, para além do Whiskey de malte e do café irlandês. Desde 1974, a Irlanda produziu um dos mais famosos licores, o Bailey's Irish Cream, que consiste numa mistura de natas com uísque irlandês.

Guisado Irlandês.

Boxty

Coddle

Guinness

Smithwicks

Bailey's Irish Cream

Esportes
O futebol é um dos desportos mais praticados e com o maior número de adeptos em toda a Irlanda e tem o seu próprio campeonato nacional, o Irish Football League.
O críquete também tem um monte de adeptos. Esse jogo é um esporte que utiliza bola e tacos, cuja origem remonta ao sul da Inglaterra, durante o século XVI. Considerado por muitos um esporte parecido com o basebol.




Jogo de críquete.






O rúgbi também é um dos esportes favoritos na Irlanda, em que a sua equipa nacional tem conseguido se destacar em prestigiados torneios. O rúgbi, hoje, é o segundo esporte de equipas mais popular no mundo, só sendo superado pelo futebol.




Rúgbi






-

TRADUÇÕES E SIGNIFICADOS
Sinalética* é o rocesso de observar e registar sinais, marcas ou quaisquer outros caracteres! exteriores, para identificação de criminosos.
Vernácula ** é o nome que se dá à língua nativa de um país ou de uma localidade.
Pub*** deriva-se do nome formal ingles “public house”. É um estabelecimento licenciado para servir bebidas alcoólicas, originalmente em países e regiões de influência britânica.

Site auxiliar: Wikipédia.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário