15 de dezembro de 2010

Commedia dell'arte

Entre os séculos XV e XVI, na Itália, país que ainda mantinha viva a cultura do teatro popular da Antiguidade Clássica, surgiu a “Commedia dell’arte”. Também chamada de “Commedia All’improviso” e “Commedia a Soggetto” tem como principal característica suas apresentações feitas pelas ruas e praças públicas. Ao chegarem a uma cidade, pediam permissão para se apresentar em suas carroças ou praticáveis, pois eram raras as possibilidades de conseguir um espaço cênico adequado. As companhias de commedia dell’arte eram itinerantes*, e possuíam uma estrutura de esquema familiar, excepcionalmente contratando um profissional.

O artista Karel Dujardins mostrou uma cena vista por ele de perto do palco provisório de uma trupe viajante, em contraste com as ruínas idealizadas Romanas. Obra datada de 1657 (Museu do Louvre).

Essa forma artística se fundamenta nos seguintes parâmetros: a ação cênica ocorria no improviso dos atores, que passavam a ser os autores dos diálogos apresentados. Seguiam apenas um roteiro, que se denominava “canovacci”, possuindo total liberdade de criação. Os personagens eram fixos, e muitos atores desta estética de teatro viviam seus papéis até a morte.

Companhia I Gelosi? (1580)

São personagens que esta arte celebrizou e eternizou: Colombina, Arlequim, e Pierrô.

A COLOMBINA ("pombinha", em francês) é uma personagem que aparece como uma serva ou empregada de alguma dama e é caracterizada como uma moça linda e inteligente, de humor rápido e irônico, sempre envolvida em intrigas e fofocas, apaixonada por Arlequim, e amada em segredo pelo romântico Pierrô.


O ALERQUIM é uma personagem da cuja função no inícial se restringia a divertir o público durante os intervalos dos espetáculos. Sua importância foi gradativamente afirmando-se. Era um servo astuto e ignorante, um pouco ingênuo, e estava sempre envolvendo as pessoas em confusões.


O PIERRÔ (ou pierrot) é uma personagem que exercia o seu papel através da mímica. O seu caráter é aquele de um palhaço triste, apaixonado pela Colombina, que inevitavelmente lhe parte o coração e o deixa pelo Arlequim. É normalmente representado a usar roupas largas e brancas, por vezes metade pretas, cara branca e uma lágrima desenhada abaixo dos olhos. A característica principal do seu comportamento é a sua ingenuidade, e é também representado como sendo lunático, distante e inconsciente da realidade.

Comediantes italianos, por Antoine Watteau. Ao centro, o personagem pierrô.

Importante na caracterização de cada personagem era o vestuário, e em especial as máscaras. As máscaras utilizadas deixavam a parte inferior do rosto descoberto, permitindo uma dicção perfeita e uma respiração fácil, ao mesmo tempo que proporcionavam o reconhecimento imediato da personagem pelo público. Sua teatralidade extrapola os limites das convenções de sua época, com figurinos coloridos, alegria e espontaneidade nas cenas, e ainda o domínio dos personagens por cada ator e atriz emprestar sua própria vida a arte.

As peças giravam em torno de encontros e desencontros amorosos, com um inesperado final feliz.

TRADUÇÕES E SIGNIFICADOS
Itinerante * é sinônimo de nômade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário